O consórcio é uma modalidade de crédito baseada na união de pessoas, físicas ou jurídicas, que se reúnem para formar poupança em grupo, destinada à aquisição de um bem. Ou seja, é um autofinanciamento, sem juros e 100% parcelado.


Adesão ao plano

Para aderir a um consórcio, o interessado adquire uma cota e passa a integrar um grupo, o qual determina as características e a duração do plano. Assim, torna-se um “consorciado”.


Pagamento de parcelas


O crédito total da cota, somado às taxas,é parcelado no prazo de pagamento do plano. Cada consorciado paga suas parcelas mensais, que formam o saldo de caixa para contemplar todos os seus integrantes até o encerramento do grupo.


Contemplação


Este é o momento mais esperado, quando o consorciado tem o direito de utilizar o crédito para fazer a aquisição do seu bem. As contemplações são realizadas por sorteio ou lance, em assembleias mensais. O lance é um percentual que o cliente pode ofertar para tentar antecipar o recebimento do crédito e, quando vencedor, pode ser pago com recursos do consorciado ou com o próprio crédito da cota (conforme características do plano).


Aquisição do bem


Com o crédito contemplado, o consorciado pode realizar a compra do caminhão DAF de sua preferência, contando com a garantia de entrega e com o suporte que só o consórcio direto de fábrica oferece. A partir da conquista do bem, o consorciado mantém o pagamento de suas parcelas até o término do plano.


Encerramento do plano


Por fim, há o encerramento do plano, que ocorre quando o consorciado finaliza seus direitos e suas obrigações com o grupo: recebeu o crédito do consórcio e quitou todas as suas parcelas.

Contato